Looking For Anything Specific?

" />

Pokémon Journeys | Ep#84 | Review


Pokémon Journeys - Episódio 84: Lucarionite! Aventura na Mega Ilha!


 Já faz algum tempo que a franquia vinha dando indícios de que o Ash iria obter a opção de usar a Mega Evolução. Seja em lançamento de produtos, informações nas contas oficiais da franquia, etc. E também, esses indícios vinham acontecendo dentro da narrativa. Nessa temporada o Ash conseguiu 2 dos 10 pokémons mais populares da franquia. São eles, o Lucario e o Gengar, eleitos em pesquisas oficiais. Além disso, a forma Gigantamax e a forma Mega Evoluída do Lucario se destacam bastante. E como o Ash já usou o Gigantamax no Gengar e o Z-move no Pikachu, restava então apenas uma das mecânicas e um dos 3 principais pokémons do Ash nessa temporada receber um boost de poder. Ou seja, Lucario Mega Evoluído era a única coisa que estava faltando.


 Pra esse tipo de informação e análises sobre o que pode e o que já está rolando no mundo de Pokémon, eu pessoalmente sugiro o Canal do Cameleão. É um canal focado em Pokémon e que produz um conteúdo muito positivo, algo que está bizarramente em falta entre os produtores de conteúdo com temática de animes. É por lá que eu tiro algumas informações do que escrevo aqui, já que não sou nenhum especialista em Pokémon. Ah, mas os meus reviews de episódios eu faço antes de ver as reviews do Camaleão.


 Fico muito feliz de ter voltado a acompanhar essa franquia através do Journeys. Ao longo desses 84 episódios, houveram muitos momentos memoráveis. E atualmente a obra entrou em uma fase que é só episódio incrível, um atrás do outro. Semana passada tivemos o episódio que abordou sobre a perda de um pokémon (link pra review do episódio), essa semana tivemos uma aventura em busca da Lucarionite, que permite a Mega Evolução do Lucario, e por fim teremos a aguardada terceira batalha entre o Ash e a Bea na semana que vem, com direito a Lucario Mega Evoluído VS Marchomp Gigantamax. E o hype, tá como? Ainda mais pra mim que tenho como pokémons favoritos o Lucario e o Gengar, ambos pokémons do Ash no Journeys.


 Sem qualquer preparação, o episódio já começa com a Korrina usando a Mega Evolução no Lucario da forma mais estilosa possível. É isso, estamos no meio de uma batalha entre a Korrina e algum duelista aleatório. Não sabemos se é uma batalha de ranking, batalha de ginásio, ou alguma outra coisa. Ash e Gou aparecem na plateia assistindo a batalha em companhia do Lucario do Ash. Então o objetivo do roteiro já fica claríssimo em apenas alguns segundos de episódios. Pode tocar a opening e encerrar o prólogo, pois vamos começar agora.


 Ash veio ver a Korrina justamente com o objetivo de obter mais informações sobre a Mega Evolução do Lucario. Vou falar mais sobre o Ash daqui a pouco, mas já adianto que acho muito legal ele tá tão destinado a ficar forte o bastante pra sobreviver a Hyper Class e chegar na Master Class. Particularmente uma coisa que me incomodava bastante no Ash era o fato dele nunca ter estratégia. Basicamente ele lia por alto os pontos fortes e fracos dos seus oponentes, e então improvisava alguma estratégia pensada na hora. Isso é uma característica bem comum em protagonistas de animes como Pokémon (Yu-Gi-Oh, Bakugan, Cardfight, etc). Acredito que seja uma forma do roteiro não ficar repetitivo. Se o Ash usasse estratégias assim como o Volkner usou contra ele, seria bem legal, mas também geraria seus problemas. Mesmo que ele tivesse uma pequena gama de estratégias, isso poderia ficar repetitivo por ser um anime sempre com centenas de episódio. Por outro lado, também não tem como negar que é algo que poderia ser melhor, mas que exigiria bastante trabalho de roteiro. Enfim, são questões de animes super longos. Não sou do tipo que fica opinando muito sobre o que acho que seria melhor. No fim nunca dá pra saber quais são as condições de produção em termos de tempo e recursos. Mas realmente fico muito feliz de ver o Ash usando estratégia. Aquela batalha contra o Volkner merecia uma análise completa. Eu particularmente acredito que ele venceu porque a estratégia dele foi mais forte, embora a do Volkner fosse mais inteligente.


 Então o Ash ganhou da Korrina uma Mega Luva com uma Key Stone. O avô da Korrina passou algumas informações sobre Mega Evoluções. Isso pra mim é ótimo, porque não assisti nada que veio depois do Diamond & Pearl e antes do Journeys, portanto só sei sobre Mega Evoluções porque pesquisei. E por fim, só com a Key Stone, o Lucario sentiu que a Lucarionite estava na Mega Ilha. É um pokémon bastante sensitivo. E isso foi algo que o episódio trabalhou. A relação treinador-pokémon entre Ash e Lucario. A obra já deu bastante foco no Lucario. Agora chegou o momento de aprofundar essa conexão que ele tem com o Ash. Lembrando que o Ash está com o Lucario desde que ele era apenas um ovo, antes mesmo de se tornar um Riolu. É como se eles tivessem uma ligação. Com exceção do Pikachu, acredito que o Lucario seja o principal pokémon do Ash nessa temporada.


 Ash, Lucario, Pikachu, Gou, Grookey, Korrina e o avô da Korrina vão até a Mega Ilha, em Kalos. E ai acontecem aventuras. Tipo, aventuras mesmo. Com clima de aventura, música de aventuras e tudo mais. Não vou resumir essas aventuras, já que mudaria o foco desse post. Ao invés, quero falar sobre como essa parte do episódio é legal na caracterização do Ash e do Gou. O Ash, mesmo que tenha se passado muitos anos nessa franquia, ele ainda mantem o espirito de aventura como a força motriz do personagem. Já o Gou fica todo empolgado por estar em uma ilha da qual ainda não se sabe tudo, nem sequer quais pokémons ali existem. desde os primeiros episódios do Journeys, quando ambos ainda nem se conheciam, mas já compartilhavam do objetivo de capturar o Lugia, essa relação do que eles sentem pelos pokémons já foi usado pra mostrar que eles se complementam. E agora estamos revendo isso com a animação do Ash pela aventura e a empolgação do Gou pelas coisas que ele pode descobrir.


 Mesmo que esse episódio tenha sido focado no Ash, a participação do Gou merece muito destaque. Além dessa sede que ele tem por conhecimento, o Gou realmente usa tudo que aprende. Quando o Lucario ficou fraco por causa do fogo, o Gou compreendeu a situação e imediatamente já traçou o melhor plano pra fugir da situação em que estavam. Se assim como muitos dizem, o Ash não tem mais o que evoluir enquanto personagem, então o Gou cumpre esse propósito no lugar do Ash. Essa animação mostrando eles parecendo com avatares de um jogo, também foi muito criativo.


 O episódio teve algumas sutilezas envolvendo a Korrina. Em alguns momentos ela pareceu meio inconformada consigo mesma, principalmente quando ela percebe que a próxima batalha do Ash será contra a Bea, que já a derrotou no passado. Mas a sutileza que quero mesmo comentar é quando o Ash estava tentando sentir a aura do Lucario pra descobrir aonde ele está, e então o Ash acaba sentindo também a aura do Gou. Esperava que o episódio fosse trabalhar apenas o vínculo entre o Ash e o Lucario, mas então eis que Pokémon Journeys trabalha também o vínculo entre Ash e Gou. É por isso que eu amo esse anime!


 Quando eles enfim encontram a Lucarionite, aparece esse personagem misterioso que se intitula de "eremita da Mega Evolução". Não parece nenhum pouco suspeito. Quem iria imaginar que esse sobrancelhudo era na verdade o avó da Korrina usando uma peruca? Os disfarces dos personagens de Pokémon são os melhores e você está proibido de questionar sobre isso. Ver a Mega Evolução do Alakazam e os seus golpes já foi um bom motivo, mas, mesmo que não tenha uma real função na narrativa desse episódio, essa cena serviu pra mostrar a Korrina fazendo essa expressão engraçada, então valeu a pena!



 O episódio termina com o Ash obtendo a Lucarionite e já descobrindo que sua próxima batalha é contra ninguém menos que a Bea (Saito, no original). A prévia deixa claro que o próximo episódio vai ser Mega Lucario VS Marchamp Gigantamax. E isso faz desse um episódio muito importante de Pokémon. É certo que muitas pessoas, incluindo eu, querem novos protagonistas pro núcleo principal de Pokémon nos animes, mas também existem muitos prós na existência do Ash. No meu blog pessoal, escrevi esse texto falando sobre as possibilidades que a franquia poderia seguir, tudo que esse anime representa no geral e pra mim, além de vários outros temas. Obviamente comentei muito sobre o Ash. Uma das coisas que não pude comentar pra não ter spoiler no texto, foi que é um fato que um acontecimento assim como o desse episódio, fica muito mais grandioso por ser o Ash. Porque ele continua fazendo coisas inéditas, mesmo depois de tanto tempo. Esse seria um tema muito grande, mas resumindo, acho que o Ash tem sim muita importância.


 Como no próximo teremos a Bea, já deixo adiantado a informação de que ela é minha personagem favorita da franquia inteira (farei meu melhor pra não surtar quando for escrever sobre ela). Amo tudo nela. O design de personagem, a personalidade, a forma como ela batalha, os pokémos dela, tudo. Vou torcer pra ela com todas as minhas forças, mesmo achando que o Ash vai ganhar. Essa vai ser a terceira batalha entre eles, sendo que Bea venceu com larga vantagem a primeira e empatou a segunda. Então o Ash ganhar agora, fará eles continuarem empatados. Particularmente não acho que uma treinadora como a Bea perderia pra alguém da idade do Ash, exceto se ele fosse um prodígio, coisa que ele não é. Mas como a obra validou todas as aventuras do Ash nos animes passados, vou aceitar isso como argumento. Então que venha essa batalha hype!



"Na Mega Ilha o Pikachu é quem escolhe você!" - PROVAVELMENTE, Ash ou Gou...



Episódio Anterior     -    Todos os Episódios     -    Próximo Episódio


Texto escrito por: Animelancolia

Siga o blog no Twitter: @animelancolia


Postar um comentário

0 Comentários