Looking For Anything Specific?

" />

O monstro em "Monster" não é tão monstruoso assim | Review



Autor: Urasawa Naoki
Serialização: Big Comic Original
Lançamento: 05/12/1994

A Minha experiência com Monster foi no mínimo interessante. Inicialmente, confesso que o tamanho do mangá me deu um pouco de preguiça de começar a ler a obra, o que me fez demorar a pegar o mangá e ler de cabo a rabo. Entretanto, após vencer essa barreira, fui imerso em uma história rica em reflexões filosóficas sobre a vida, a moralidade e a natureza humana. Mas, apesar de tudo, o monstro em “Monster”, no final não era tão monstruoso assim.


O Valor da Vida

O mangá começa com a apresentação do personagem principal, o Dr. Kenzo Tenma, um jovem e talentoso neurocirurgião que trabalha em um hospital em Düsseldorf, na Alemanha. Tenma é confrontado com uma escolha difícil quando dois pacientes precisam de uma cirurgia de emergência: o prefeito da cidade e um menino chamado Johan. Ele escolhe salvar a vida do menino, ignorando as ordens do seu superior e a hierarquia do hospital. No entanto, essa decisão acaba mudando sua vida para sempre.


Eu, particularmente, considero Monster um clássico da indústria, não só devido ao seu impacto dentro desse mercado, mas também por todo o peso social e filosófico que essa obra carrega consigo. E por que Monster é tão especial? Bem, eu acredito que essa obra vai muito além do que se espera de um mangá. Não que se espere necessariamente um enredo raso em um mangá, mas é inegável que existe muito lixo dentro desse mercado, assim como em qualquer outro. Monster não se resume apenas à história de um médico que decide salvar a vida de um garoto e acaba se envolvendo em uma trama obscura de conspirações, assassinos e busca por um "monstro". É também uma história sobre a complexidade humana, a natureza da justiça e as consequências e impactos das nossas próprias ações no mundo.


O mérito filosófico de Monster fica claro desde o começo da trama, com uma pergunta tão cheia de nuances quanto "Qual é o valor da vida?". Esse é o dilema que Tenma se vê confrontado logo no início da história, quando é forçado a priorizar a vida de uma pessoa em detrimento de outra. Esse conflito vai de encontro às suas convicções pessoais e até profissionais, como médico, cuja prioridade é sempre salvar a vida de quem chegou primeiro. Nesses casos, é comum que as pessoas priorizem salvar as vidas que consideram mais valiosas ou importantes, como as de crianças, idosos, líderes comunitários ou pessoas com habilidades valiosas para a sociedade. Mas quem tem o direito de decidir quem é mais importante e quem merece viver? Essa é a pergunta que a obra propõe aos seus leitores (ao menos deveria propor).



Para Tenma, o valor da vida está intrinsecamente ligado ao seu juramento como médico, que o obriga a proteger a vida a qualquer custo. Fazer qualquer tipo de análise referente ao personagem de Tenma é difícil, pois ele é um personagem altamente idealizado, quase como um Jesus Cristo. No entanto, isso não diminui o impacto da obra em explorar a complexidade da natureza humana, especialmente em relação à questão do valor da vida.

Essa visão do valor da vida é apresentada em contraste com a perspectiva de Johan Liebert, que representa o extremo oposto. Para Johan, o valor da vida é insignificante e ele age de forma completamente amorfa, sem qualquer senso de moralidade ou empatia. A origem desse vazio é um tema muito debatido na trama. Será que ele nasceu assim ou se tornou assim devido às circunstâncias que o cercaram? E será isso que de fato importa? Essas são algumas das reflexões que a obra propõe, tornando-a um clássico da indústria não apenas pela sua narrativa intrigante, mas também pela profundidade filosófica que apresenta.

A reflexão filosófica sobre quem merece viver ou morrer é uma questão complexa e delicada. Afinal, quem somos nós para julgar o valor da vida de outra pessoa? Há quem já achou que tinha a resposta para essa pergunta, mas acho que isso não acabou muito bem, não é mesmo? A maioria das culturas acredita que todas as vidas são iguais e que cada indivíduo tem o direito fundamental de viver. No entanto, existem circunstâncias em que as pessoas precisam fazer escolhas difíceis, como em situações de guerra, desastres naturais ou quando há uma escassez de recursos. Todo esse subtexto me faz lembrar do clássico dilema do trilho do trem: Você desviaria o trem de seu trilho, para ao invés de matar um grupo de 5 pessoas, matasse apenas 1? E se essa única pessoa fosse um parente seu? Claramente não é uma questão que tenha uma resposta correta, e é justamente por isso que esse tema é um “pano para manga” eterno. Diversos autores podem debater acerca dele durante anos a fio, e ninguém de fato encontrará uma resposta, pois isso é uma decisão muito individual, o que a meu ver torna o personagem do Tenma simplista, e até mesmo meio chato.

Para Tenma, o valor da vida é definido pelo legado de sua profissão. Ele pensa que a vida é o bem mais precioso e deve ser protegido a qualquer custo, como se estivesse seguindo o Juramento de Hipócrates a ferro e fogo, sabe? Por sua dedicação indiscriminada a qualquer paciente, seja ele um cara bom ou um desgraçado, rico ou pobre, sem questionar sobre o real significado daquele valor que ele tanto se apega.

Mas o verdadeiro debate que o mangá quer trazer à tona é quando ele coloca essa visão de mundo do Tenma em confronto direto com as convicções (ou falta delas?) de Johan. A dicotomia entre Tenma e Johan é, de forma muito superficial, o embate entre o bem e o mal (eu realmente espero que você, como leitor, não tenha resumido esse amplo debate a somente isso). A diferença fundamental entre esses dois personagens é a forma como veem a vida humana. Esse tema extrapola o âmbito da narrativa ficcional, fazendo dele uma reflexão sobre a própria condição humana e as tensões éticas que existem mundo a fora e que nos acompanham quase que diariamente em nossas vidas. Fato é que a relação entre esses dois personagens não se dá apenas na esfera do bem e do mal, mas sim na complexidade que envolve a vida e a morte, a ética e a moral, a culpa e a inocência. Ao colocar em cena esses dois personagens, o Urasawa nos mostra uma reflexão profunda sobre as tensões éticas que perpassam nossa vida cotidiana. De um lado, temos a visão humanista, que defende a vida como um valor supremo e que se baseia em princípios universais de justiça. Do outro lado, temos a visão individualista, que coloca o indivíduo acima de tudo e que não se preocupa com as consequências de suas ações sobre os outros.

Esse mangá nos passa a ideia de que a ética não é algo absoluto, mas sim algo que se constrói no diálogo e na negociação entre diferentes pontos de vista. O fato de Tenma se ver obrigado a escolher entre salvar uma vida ou outra já indica que a ética não é algo que possa ser determinado de antemão, mas sim algo que emerge no encontro com a realidade concreta, o que novamente, só reforça o meu ponto de que Tenma, assim com Johan, são personagens um tanto quanto rasos. E já que estou citando isso há algum tempo, vamos enfim falar sobre os temidos personagens de Monster.



A unidimensionalidade de um personagem inconvincente

A construção e desenvolvimento de personagens é um aspecto fundamental na narrativa de qualquer obra, seja ela literária, cinematográfica ou em outras formas de mídia. O sucesso de um personagem não está somente em sua aparência ou nas ações ativas que comete ao longo da história, mas sim em sua construção, motivações, senso de empatia e principalmente no desenvolvimento narrativo ao longo da trama. Quando se trata do Tenma, é possível perceber uma série de falhas em sua construção que o tornam um personagem objetivamente mal desenvolvido.

Sua motivação é simples: ele deseja redimir-se pelo erro que cometeu ao salvar Johan. Esse erro, no entanto, não é tão bem estabelecido como deveria ser, deixando o leitor sem entender o verdadeiro peso que ele teve na vida do personagem. Fica claro, de forma superficial, que aquilo deixou ele abalado de certa forma, até porque ele se sente responsável por ter salvado aquele homem que está cometendo diversos crimes, mas percebe com isso não faz sentido com a persona apresenta até aqui? Tenma sempre foi apresentado como um homem altruísta, que salva vidas, independente de qual vida seja, e por conta de ações realizadas por essa vida salva, ele simplesmente acha que tem o direito de ceifá-la agora? Eu entendo que existem ali as motivações dele estar foragido, querendo provar sua inocência, porém ainda assim, o ímpeto incontrolável dele de matar Johan, simplesmente porque ele se sente o responsável pelo “renascimento” do mesmo não encaixa com seus ideais de “Todos tem direito a vida”. Quer dizer então que de repente o discurso dele se tornou “Todos tem direito a vida! Mas aquele ali não” Ele é mal, maaaal!”, porra, não fode. Se o objetivo dele fosse levar o Johan a justiça, seria facilmente entendível, e não me entenda errado, não estou dizendo que o Tenma precisa ser um personagem unidimensional, e vai até o túmulo com suas opiniões e valores, eles podem e devem mudar ao longo de sua vida, mas essa construção da mudança não ocorreu de maneira natural, logo, não me convenceu.


No fim, sei que essa não é uma opinião popular, mas foi o que eu observei ao longo da minha leitura, e claro, não é nenhuma verdade absoluta (assim como nada na vida).


A importância da geografia em Monster

Um dos principais aspectos políticos que o mangá aborda é a queda do muro de Berlim e o fim da União Soviética. A queda do muro de Berlim é um dos eventos mais grandiosos do final do século XX, e a forma como o mangá aborda esse acontecimento é bem interessante, no mínimo. Aqui vemos a evolução da Alemanha pós queda do muro, com o crescimento da economia e o surgimento de novas oportunidades de trabalho e negócios. Mas (sempre tem uma “mas”), também são retratados os problemas enfrentados pela sociedade alemã, como a xenofobia e a discriminação contra imigrantes e refugiados (assim como hoje, existe uma grande discriminação com os imigrantes na França, por exemplo). O mangá fala um pouco sobre o conflito entre as duas Alemanhas, que ficou claro após a reunificação em 1990. Na época em que a história se passa, a Alemanha ainda estava dividida, e as tensões entre as duas partes eram bastante elevadas. O mangá mostra o impacto que essa divisão teve sobre a sociedade alemã, especialmente em relação aos imigrantes e refugiados.



A imigração foi (e ainda é) um assunto polêmico, e na Alemanha durante os anos 80 e 90. Com o crescimento da economia alemã, o país precisou de mão de obra para trabalhar em diversos setores (o que me lembra bastante o Japão dos dias atuais). Isso levou à chegada de muitos imigrantes, principalmente turcos. Urasawa mostra como a sociedade alemã lidou com essa onda de imigração, retratando tanto a intolerância e a xenofobia quanto a luta dos imigrantes por seus direitos e sua integração na sociedade alemã. Eu não sei até que ponto essa retratação não foi um tanto quanto exagerada, até. Não que eu seja um grande conhecedor desse momento histórico, mas fato é que nem eu, nem o Urasawa viveu na Alemanha na época da queda do muro, então qualquer opinião que eu dê, e que o mangá de Monster apresenta, são meras opiniões embasadas no que lemos de quem de fato estudou ou vivenciou esse acontecimento..., mas, quem precisa de precisão histórica quando você pode ter um antigo orfanato que realiza experimentos psicológicos em crianças para construir um "cidadão ideal"? Falo do 511 Kinderheim, orfanato que fazia diversas experiências em crianças para criar um “Homem perfeito”. E essa ideia não é algo tão absurdo assim, existem sim casos reais de “reeducação” em crianças e jovens para se adequar a aquilo que a sociedade espera de seus “cidadãos”. E não ache que isso está tão longe da nossa realidade, ou você não notou que o sistema de educação brasileiro também foi construído com o intuito de criar bons operários? Não vou me aprofundar tanto assim nesse assunto, vá estudar por conta própria!

O mangá também apresenta nuances sociais e políticas bem fodas. Desde a imigração turca já citada, até a Guerra Fria e os refugiados que escapavam de seus países de origem para viverem em paz. O conflito entre a organização neonazista e a comunidade de imigrantes turcos é um exemplo claro das tensões que ainda existiam na sociedade alemã.

Enfim, é impressionante como um mangá de suspense e terror pode ser tão imersivo e ao mesmo tempo nos ensinar algo sobre a história e a geografia de um país. Mesmo com suas ideias absurdas e temas sombrios, Monster é uma leitura que vale a pena para quem quer aprender um pouco mais sobre a história alemã (mesmo que os dados ali não sejam os mais confiáveis da terra).


O monstro em “Monster” não é tão monstruoso assim

Essa obra é considerada por muitos uma obra-prima do gênero suspense e terror psicológico. E, sem dúvida, um dos grandes trunfos da obra é o seu vilão, Johan. No entanto, eu defendo que, apesar de toda a fama, Johan não é tão bem escrito quanto muitos falam por aí.

O meu problema com o Johan é que ele quase sempre é retratado como uma figura quase divina, com habilidades e conhecimentos além do humanamente possível, sabe? Isso pode ser interessante em determinados tipos de roteiros, mas aqui acaba afastando o personagem da realidade da história, tornando-o menos impactante e menos interessante do que poderia ser Esse aspecto, dele sempre ser retratado com um ser sobrenatural, com uma inteligência e habilidades que parecem quase mágicas, e de como ele é capaz de manipular pessoas com extrema facilidade, mesmo quando elas sabem que estão sendo manipuladas, ou como ele consegue prever e controlar os movimentos de outras pessoas, meio que como um mestre de um jogo de xadrez humano, simplesmente me afasta da obra, porque isso acaba destoando bastante daquilo que é apresentado no mangá. O autor deixa bem claro que aquela história é passada no mundo real, obedecendo as regras que nós conhecemos em nossa realidade, mas existe uma forçação de barra muito grande quanto aos atos do Johan. Como por exemplo ele conseguir manipular o Roberto a ponto de o cara desistir da própria vida e virar um matador em massa sem motivos ou objetivos muito bem estabelecidos, sabe? Existiram casos assim na realidade? Claro que sim, existiram seitas que fizeram coisas tão ruins quantas, mas aqui não é explicado como esse processo se deu, entende? Como o Johan faz para manipular as pessoas de tal forma? Ele se utiliza das paixões políticas das pessoas para isso, assim com um certo bigodinho fez no passado? Eu não sei, porque o mangá não nos monstra!


Existe um ditado que diz “não fale, mostre”, e acho que esse mangá tem muito desse problema, ele fala muito, mas mostra pouco. Eu não quero saber o quanto o Johan é cruel e manipulador vindo da boca de outros personagens, eu quero ver isso, quero “sentir na pele” seu processo de persuasão, mas não é isso que eu vi, logo não me convenci (perdão, tive que rimar). Embora essa habilidade seja impressionante em um primeiro momento, acaba prejudicando o personagem do Johan. Ele não parece um personagem realista, mas sim uma construção artificial criada para ser uma espécie de vilão arquetípico, arquétipo esse que foi amplamente utilizado na história do cinema, literatura, e até nos mangás, e isso até pode ser interessante em alguns contextos, mas aqui ele parece artificial e forçado.

Um personagem realista é aquele que tem uma motivação clara e compreensível, que age de acordo com essa motivação e que tem um arco de personagem consistente, mas o problema com o Johan é que sua motivação é muitas vezes obscura e mal explicada. Embora saibamos que ele é um sociopata, a profundidade e a complexidade de suas motivações nunca são totalmente exploradas. Podemos dizer que sua motivação era “apagar totalmente sua existência da face da terra”, não só cometendo suicídio, mas levanto todos que se lembram dele junto, assim meio que definitivamente apagando sua existência, sem memorias, sem corpo físico, nada. Mas cá entre nós, que motivação merda, sem mais.


Urasawa é um monstro sagrado

Monster é um dos expoentes da arte sequencial, que apresenta uma habilidade técnica impressionante em todos os aspectos visuais. Seu estilo é repleto de detalhes, tem um traço claro e preciso, com muitos contrastes de luz e sombra, o que aumenta a profundidade dos personagens e das cenas. Aqui as texturas usadas nos materiais também é algo que traz uma sensação de “pé no chão” muito forte, sabe? Algo facilmente relacionável com a realidade, digamos assim. Seu uso de sombras também é algo de tirar o chapéu, sempre muito bem aplicado, trazendo um peso para as cenas quando se faz necessário, principalmente nos requadros finais desse mangá, é algo de encher os olhos.

Sobre o design dos personagens, a obra apresenta uma ampla variedade de personagens que são facilmente distinguíveis uns dos outros. Acho sensacional a capacidade de transmitir informações importantes sobre os personagens por meio de sua aparência, coisa que poucos mangás conseguem fazer bem, diga-se de passagem. Vamos pegar o Tenma como exemplo, ele é retratado como um homem alto, magro e de cabelos pretos, que são características comuns de um protagonista clássico de mangá. No entanto, a sua postura meio curvada e seu olhar introspectivo criam uma sensação de peso emocional que é mais rara nesse tipo de personagem, tornando-o mais complexo e realista.




Outro ponto interessante de falar é a habilidade de construir bons cenários aqui, o equilíbrio entre a quantidade de detalhes e a simplicidade na apresentação é a chave para o sucesso. Aqui, Urasawa consegue criar ambientes com riqueza de detalhes sem torná-los excessivamente complexos ou confusos, porque querendo ou não, fazer um cenário carregado de informações é relativamente fácil (sim, estou falando de você, Asano), mas achar a medida certa entre criar “layers” para cada elemento em quadro, e a perspectiva e os enquadramentos para transmitir a sensação de profundidade e espaço, isso é para poucos! E Urasawa utiliza essas técnicas, como a sobreposição de objetos, planos de profundidade e a variação de ângulos da “câmera” para criar sensação de amplitude dos cenários. E o mais importante, saber criar um contraste entre os personagens e o cenário, isso é algo que poucos fazem bem, e aqui temos um ótimo exemplo do quanto isso contribui para a nossa imersão em uma obra.

Enfim, poderia passar horas falando sobre a qualidade técnica desse mangá, mas séria chover no molhado... Urasawa é um monstro sagrado!


Sim, Monster é muito bom, um clássico atemporal

Apesar dos pesares, não tem como não dizer que esse mangá não é um “clássico moderno”, e eu sei, o que diabos define se uma obra é um clássico ou não? Bom, para mim, impacto, longevidade e qualidades objetivas são características que constroem um clássico, e Monster tem tudo isso! Um impacto na indústria, e não só isso, mas também na cultura dos quadrinhos. Longevidade, uma obra atemporal, que envelhece como vinho, onde a cada leitura, é possível captar novas mensagens e interpretações... Não é a atoa que cá estou eu, anos após sua publicação discutindo Monster. Qualidades objetivas, como a construção de um bom roteiro, bem estruturado, com um bom pacing, personagens envolventes, apesar de seus tropeços, enfim... Tudo isso em conjunto, e um toque especial de “Urasawa” tornam esse mangá um dos grandes expoentes da indústria dos mangás.



Resenheiro de deseinho japonês, audiófilo e sommelier de café nos tempos vagos.

Cargo: Escritor/Parceiro  

Redes sociais: 

Postar um comentário

0 Comentários